Para treinar cortes em curvas, usaremos o desenho da Rosa dos Ventos.
Ferramentas:
- Buril bem afiado
- Goma laca
- Pau de goma
- Chapa de latão
- Compasso
- Paquímetro
O paquímetro é uma ferramenta de medição,
dividida em milímetros.
(Geralmente ele vem com 15cm divididos em 150mm)
Corte duas chapas de latão com 40mm x 40mm,
cole na goma laca. (coloque goma suficiente para
o tamanho da chapa)
Abra o compasso com 15mm e faça um cìrculo na chapa; então teremos um diâmetro de 30mm. Depois, sem alterar a medida, coloque uma ponta do compasso no risco da circunferência – com a outra ponta risque uma curva dentro do círculo (começando e terminando no risco externo). Repita esta operação até completar a rosa.
Agora pegue o buril, coloque a ponta no início de uma das pétalas e comece a cortar sempre de fora para dentro. Corra com o buril até o meio. Normalmente as pessoas começam da direita para a esquerda (cortando o lado direito da pétala). Quando for cortar o lado esquerdo, não comece do meio, mas sim do lado de fora. Assim você irá aprender a cortar dos dois lados.
Agora pegue outra chapa de latão do mesmo tamanho e faça o mesmo círculo. Diminua a medida do compasso e faça outro na mesma chapa. Repita este procedimento várias vezes. Pegue o buril e corte todos os círculos – se você for destro, corte todos da esquerda para direita e se for canhoto, faça ao contrário.
Repita este processo até que os cortes fiquem lisos, sem ranhuras. Esta é a alma da cravação. Apesar de parecer um simples corte, é aqui que você vai se tornar um profissional.
Até a próxima aula!
*Sergio Trad Alves – é ourives há mais de 30 anos, trabalhando e ensinando nas áreas de ourivesaria, cravação e fundição de cera perdida. Já ministrou cursos em Londrina, Florianópolis, Camboriu, Paranavaí, cidades de Minas Gerais e do interior de São Paulo.