Vitrina & Cia
PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

O QUE SIGNIFICA?


Patrícia Rodrigues *


Patricia Rodrigues


Para quem pretende trabalhar ou mesmo entender um pouco mais no setor de comunicação, visual merchandising, vitrinismo, etc, existe a necessidade de ter um conhecimento mínimo de algumas palavras usadas para peças e ações. A princípio, até pode parecer um "bicho-de-sete-cabeças", porém é mais uma questão de hábito.
Uma forma de se manter sempre atualizado é estar sempre pesquisando e estudando o assunto.
Veja uma pequena lista dos termos mais usados:


- Back-Light - Peça retro iluminada apresentando mensagem e/ou imagem.

- Banner - Peça em material rígido ou flexível, terminada em formato arredondado ou em -V-, para ser fixada verticalmente.

- Boneco - Projeto de material gráfico, destinada a dar uma idéia do aspecto que terá a peça.

- Briefing - Conjunto de dados comerciais ou de marketing que servem de base para estudos de promoção e merchandising, elaboração de campanhas e confecção de peças em geral.

- Budget - É a tradução inglesa de orçamento, verba, dinheiro. (Isso está fora do meu budget! Isso está fora do dinheiro que tenho para gastar!)

- Cartaz Aéreo - Cartaz produzido em qualquer material destinado a ser suspenso no alto dentro do PDV.

- Cartaz de PDV - Peça impressa em papel ou outra superfície, apresentando mensagem e / ou imagem, para ser fixado no PDV.

- Corner - Conjunto de elementos de apresentação de uma marca ou de uma linha de produtos formando uma mini loja dentro do PDV.

- Dead line - Último dia para qualquer serviço em qualquer fase de execução.

- Embalagens Display - Embalagem que também funciona como display.

- Front Light - Painel com iluminação frontal.

- Logomarca, Logotipo - Marca do cliente, acompanhada ou não de figuras, desenhos ou qualquer traço.

- Maquete - Projeto em escala reduzida do elemento de merchandising.

- Móbile - Peça promocional aérea sustentada por fios.

- Mock-Up - Simulação / boneco de um produto ou embalagem geralmente em escala maior, utilizado para produção fotográfica

- PDV - Ponto de venda, ou seja, o local onde o produto esta sendo exposto e comercializado. Podem ser bares, magazines, supermercados, padaria, etc

- Pé-americano - Suporte de armar fixado atrás de um display, permitindo a sua colocação na posição vertical.

- Ponta de gôndola - Espaço nobre localizado nas extremidades das gôndolas e muito utilizada para promover e aumentar giro de produtos.

- Posicionamento - Lugar que o produto ou serviço deve ocupar na mente do consumidor .

- Público-alvo - Termo que indica o grupo de pessoas que se deseja atingir com uma atividade de comunicação. São reunidas por alguma característica, seja ela região, idade, sexo, atividade, interesse, etc.

- Recall - Índice de lembrança dos comerciais, produtos ou conceitos

- Sampling (Amostra) - Versão do produto em quantidade reduzida distribuída gratuitamente aos consumidores para incentivar a experimentação.

- Shop in Shop - Espaço de comercialização de um grupo de produtos, dentro do PDV, com atendimento e check-outs próprios

- Stopper - Elemento publicitário que se sobressai perpendicularmente à prateleira ou gôndola.

- Target - público-alvo

- Testeira - Estrutura colocada no alto de display, gôndolas etc; contém algum elemento que identifica o produto ou outra mensagem.

- Totem - Peça sinalizadora vertical e logilínea.

 


Patrícia Rodrigues * - Designer de vitrine e sócia-proprietária da Vitrina&Cia


Voltar ao index