PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

As joias de Reny

 

 
Joia br - 30 de novembro de 2015
 


Livro celebra os 50 anos de atuação de Reny Golcman na joalheria.


Da redação - Reny Golcman completa 50 anos de carreira em 2015 e a ocasião será comemorada com um livro sobre suas joias.

Com textos de Ana Passos e fotos de José Terra, a publicação tem 212 páginas, edição bilíngue e traz uma seleção de 309 joias criadas por Reny ao longo dos anos, inclusive algumas peças de vanguarda que participaram das Bienais de Arte de São Paulo no período de 1969 a 1975.

O lançamento do livro "As Joias de Reny Golcman" (The jewelry of Reny Golcman) acontece dia 8 de dezembro, na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis, na capital paulista. Sessão de autógrafos das 18h30 às 21h30.


 

A artista

Carioca, radicada em São Paulo, Reny Golcman é uma das pioneiras da joalheria artística brasileira, e teve seu trajeto marcado pela ousadia e criatividade*. Conhecer sua obra é imprescindível para designers, joalheiros, ourives e, até mesmo, para quem está se iniciando no ramo.

Com sessenta e cinco exposições em seu currículo, Reny é formada em Pintura pela Escola Nacional de Belas Artes e, desde 1965, faz da joalheria artística sua forma de expressão.


Em 1971, Reny Golcman foi premiada com suas “Joias Mutáveis” na Bienal de Arte de São Paulo. Em 1972, brincou com a ideia original de Santos Dumont e deslocou o mostrador do relógio para a lateral do pulso, criando assim a joia Krono. Desde então, suas peças são apreciadas e reconhecidas no Brasil e no exterior.


Anel mutável, ouro com opala mexicana (1971) / Anel de ouro branco, rosa e amarelo com tanzanita (2014, coleção particular)


Joias de ouro amarelo com turmalina Paraíba e diamantes. O pendente é de 2010 e o anel foi confeccionado no ano seguinte.

Os autores

Ana Passos é doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie de São Paulo e mestre em Memória Social e Documento pela UNI-RIO. Começou seus estudos de joalheria em 1987 e participa de exposições coletivas desde 2002. Em 2008, inaugurou seu ateliê de joias e passou a ministrar aulas e palestras sobre história da joalheria.
José Terra é publicitário, fotógrafo, designer gráfico e joalheiro. Em 2008, ele iniciou seu aprendizado em ourivesaria e, paralelamente, especializou-se em fotografia de joias.

Após o lançamento, o livro será vendido  no local e também poderá ser adquirido diretamente com os autores. Informações pelo e-mail ana@anapassos.art.br.

* N.R.: Reny Golcman foi destaque na Seção Joalheria de Arte do Portal Joia br, em setembro de 2008. Clique aqui para acessar a matéria.

fotos: José Terra / divulgação


 

© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias