PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

 

União que faz a força

 

 
Joia br - 08 de setembro de 2015
 


Associação de artesãos de cidade goiana é fruto de iniciativa de designer de joias, que também criou um grupo virtual para trocas e doações, beneficiando a comunidade.

Da redação - A pequena Nova Aurora, onde os goianos preservam o modo de vida simples que a designer de joias Adeguimar Arantes conheceu na infância, vive dias transformadores. A cidade foi escolhida pela premiada artista para sediar uma pequena revolução, um projeto inovador.

Com a decisão de passar seu ateliê à filha Ioná Arantes (veja aqui), Adeguimar estabeleceu sua Casa de Criação em Nova Aurora e fundou um Grupo de Trocas e Doações, que congrega 500 dos dois mil moradores da cidade. Na comunidade, formada em redes sociais, dinheiro não é moeda: os integrantes disponibilizam fotos de objetos que não querem mais e dizem o que gostariam de adquirir.


Em uma recém-inaugurada loja física (uma pop up store experimental), as pessoas do Grupo podem trocar produtos e participar de sorteios de doações para parentes, vizinhos e outros que ainda não estão incluídos digitalmente, desde que todos morem na cidade. Há também uma política de descontos e devoluções  - onde produtos defeituosos passam por reciclagem. Para a designer, a iniciativa serve para evitar desperdícios e promover o reaproveitamento e o reuso.

Na próxima fase do projeto, o foco é a formação e registro da Associação de Artesãos Aurora Cultural, formada entre os membros do Grupo, que receberão treinamento e capacitação. Designers da Universidade Estadual de Goiás, profissionais de instituições como Sebrae, IED SP e SESI, e também as artistas joalheiras Ivete Cattani e Miriam Mirna Korolkovas irão dividir suas experiências para ajudar mulheres a produzir artesanato e utensílios.  “Tudo organizado com respeito às pessoas e aos sentimentos”, define a designer, cujo conceito de luxo é o não desperdício e o olhar atento à riqueza representada pela pródiga natureza goiana. 

A Associação será oficializada na noite desta sexta-feira (11), durante o evento Presencial 2015, realizado no pátio da Prefeitura de Nova Aurora. Os produtos fabricados pelos associados serão vendidos na cidade de São Paulo, a princípio no brechó Angelina (Rua Sampaio Viana, 286).

---------------------
N.R: Em parceria com o filho, o fotógrafo Pedro Wilson Moura, Adeguimar está catalogando a iconografia de Nova Aurora e preparando um documentário para 2016 – 2017.

Matéria relacionada:
>>> Da bancada ao voluntariado

fotos: Pedro Wilson / divulgação


 

 

© Copyright Joia br = É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, sem prévia autorização

 

 

voltar ao index de notícias