O Inlay é uma técnica milenar de joalheria, utilizada para formar mosaicos. Na língua inglesa, “inlay” significa “embutir”. Fragmentos de pedras são fixados à peça, de maneira que ficam embutidos em cavidade e espaços próprios para esta finalidade.
Pode ser utilizado em peças de ouro ou prata, sejam artesanais ou fundidas. Por ser uma técnica artesanal razoavelmente trabalhosa, geralmente é aplicada em peças exclusivas. Desta maneira, o uso desta em larga escala industrial é desaconselhada.
O preparo do local a ser aplicado é muito simples: basta ter uma cavidade em espessura que comporte os fragmentos das pedras escolhidas e vale misturar cores e tamanhos diferentes. As pedras mais macias são melhores para o posterior acabamento com lima e lixas. Você pode usar uma pedra, antes de ser lapidada, ou uma gema já finalizada com algum defeito que impossibilite seu uso na íntegra, pois estas serão repartidas, com alicate ou martelo, em pequenos pedaços para formar o mosaico.
PASSO-A-PASSO

Prepare a peça com uma ou mais cavidades para o mosaico, com pelo menos 1 mm de profundidade. Quebre alguns pedaços de pedras e experimente na cavidade.
Os pedaços não devem ultrapassar muito a altura da cavidade, pois isto dificultará o posterior acabamento com lima. Experimente as pedras escolhidas na cavidade, definindo o desenho do mosaico.

Retire os fragmentos de pedras e aplique cola Super Bonder no fundo da cavidade. Encaixe as pedras e aplique novamente a cola até que cubra totalmente toda a cavidade.
Espere secar por aproximadamente 24hs e inicie a limagem, a superfície do mosaico deve ficar totalmente plana e regular para que se obtenha o mesmo resultado da peça final deste passo-a-passo. Passe as lixas 240, 400, 600 e 1000.
Neste caso, o polimento é feito somente com massa fina e flanela. Use Silvo para dar mais brilho.
* Fotos e pingente by Cristiane de Azevedo