setembro / 2008
Chegamos ao mês de setembro. É hora de pensar no Natal!
Em setembro começam as sessões de fotografias. Significa que o cliente já decidiu, junto com a agência de publicidade ou o designer gráfico, como será o catálogo e como serão as imagens.
É importante sabermos a quantidade de fotos de modelos, de still (produto) e se teremos outras fotos ilustrativas e decorativas como fundos e adereços, enfim um bom projeto.
Muitas vezes o estúdio é montado no espaço do próprio cliente, pois as jóias vão ficando prontas durante o trabalho e, muitas vezes, pequenos defeitos podem ser corrigidos rapidamente. Esse estúdio no ambiente do cliente também aumenta a segurança do trabalho, já que não é necessário deslocar valores pela cidade.
Outro ponto importante é o acompanhamento por parte do cliente já durante a fase de fotografias, antes dos tratamentos digitais. Isso acelera o processo pois as fotos podem ser escolhidas e decididas na hora, rapidamente.
Pode parecer que ainda é muito cedo para o trabalho de um catálogo de fim de ano, mas deve-se levar em consideração todo o trabalho de tratamento digital das imagens, finalização gráfica, com a inserção dos textos, o posicionamento das fotografias, as várias fases de aprovações por parte do cliente, o trabalho da gráfica e a posterior distribuição que, muitas vezes, encontra correios lotados ou mesmo em greve.
Um catálogo, além de bonito deve chegar aos clientes bem antes do Natal! Além de sugerir presentes, é também um presente que os clientes recebem de seu joalheiro.
Até o próximo mês!
(A fotografia que ilustra este artigo foi feita para a Natan)
|