PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

FOTOGRAFIA DE JOIAS

O CRIATIVO E A QUALIDADE


Marcos Vianna *


setembro / 2007

Quando fui convidado a escrever este artigo, fiquei tentando entender o que poderia dizer que não fosse por demais hermético aos não iniciados em fotografia técnica.

Cheguei à conclusão que talvez o mais interessante seria transcrever alguns temas recorrentes no contato com meus clientes, artistas criadores de jóias maravilhosas.

É sempre muito enriquecedor trabalhar com joalheiros e designers, pois cada contato evidencia a personalidade e as qualidades do trabalho de cada um. É interessante a sinergia que ocorre com cada cliente, onde cada um contribui com um pouco na execução de uma idéia de impacto. Isso resulta em uma fotografia onde o que aparece é o trabalho do artista.

Pode-se fotografar jóias com vários objetivos: registro, internet, assessoria de imprensa, decoração do espaço de venda, anúncios, outdoors, catálogos, folders... Uma infinidade deles. A definição desse objetivo nos permite desenvolver uma fotografia em harmonia com o criador ou desenvolvedor do espaço publicitário e com o cliente, usando uma boa composição e uma boa técnica para valorizar a jóia e o anúncio.

A fotografia deste artigo ilustra um bom momento onde todos esses fatores encontraram-se: uma bela jóia, um bom contraste com o fundo, uma boa luz e um bom aproveitamento do espaço publicitário.

No próximo mês continua.
Por favor, enviem críticas, idéias e perguntas.
Um grande abraço.


*Marcos Vianna - trabalha com fotografias desde 1984, quando cursava Publicidade e Propaganda na UFRJ. Foi assistente dos fotógrafos Milton Montenegro, Márcia Ramalho, Ella Durst, Job, Vicente Valverde e do Estúdio Bloch Editores. Pertenceu à equipe do Jornal do Brasil, fotografando para a revista Domingo e encartes culturais. Especializou-se em fotos de jóias e tem em seu portifólio trabalhos executados para a Amsterdam Sauer, Natan, Lisht, Kamille Bernard e muitos outros, entre joalheiros e designers. Atualmente atende clientes nas áreas de joalheria, publicidade e moda em seu estúdio em Botafogo, no Rio de Janeiro.
Web site:
www.marcosvianna.com
Contato:
marcos@marcosvianna.com

>>> INDEX