PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E OUTROS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS E EVENTOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br



Jóias Contemporâneas

Lecia Moura


Lecia Moura cursava a Faculdade de Desenho Industrial quando começou a confeccionar bijuterias. Também se formou em Administração e Marketing, pela UNA - Faculdade de Ciências Gerenciais em Belo Horizonte, Minas Gerais. Da bijuteria passou a trabalhar com jóias em prata, onde obteve muito sucesso. Frequentou os cursos de Cláudio Brandão na então Escola Mineira de Joalheria. Em 1986 abriu sua própria empresa, onde desenhava e fazia as vendas das peças, com uma pequena equipe. O início foi marcado pela dificuldade de vender as belíssimas jóias, nas quais utilizava prata com cristal, mas encontrar os clientas certos para seus produtos era o grande desafio. Não haviam tantas oportunidades de partiucipar de feiras de negócios na época. Os primeiros negócios de exportação foram iniciados na França, e suas jóias eram consideradas arrojadas para o exigente mercado francês. Clientes da Inglaterra e Alemanha também importavam os produtos em prata; ainda não trabalhava com ouro.

O trabalho com joalheria de ouro começou associado ao uso de pedras, que a designer confessa serem sua grande paixão. Apesar de considerar que a produção industrial tolhe um pouco o impulso criativo, Lecia se adaptou muito bem às exigências do mercado e comanda sua indústria com muita competência. Aproveitando o potencial da pedra bruta, ainda não totalmente explorado, na opinião de Lecia, os modelos desenvolvidos pela designer apresentam características marcantes e atuais. "O ouro apresenta uma linguagem toda especial, mais nobre, é como se o ouro agradecesse o trabalho executado, tão fascinante o efeito produzido quando bem trabalhado em texturas e associado às gemas".

Lecia Moura desenvolve duas coleções a cada ano e participa de feiras importantes, como a FENINJER, principal evento de negócios do setor. Durante uma vistita de jornalistas estrangeiros ao Brasil, em meados do ano passado, as peças de Lecia foram destaque em reportagem da NATIONAL JEWELER, que apresentou um excelente artigo em três partes sobre o design de jóias do Brasil.
As principais características de suas jóias são o uso de pedras brasileiras, metal (ouro) e brilhantes em uma combinação perfeita, em harmonia de cores e formas.

"O trabalho do designer deve caminhar em sintonia com as exigências do mercado, adaptando a criatividade para as tendências atuais. Muitos desenhos, muito treino são o resultado deste trabalho. Todas as pedras são preciosas, a partir do momento que você interfere buscando novas formas".
(Lecia Moura)
leciamoura@uol.com.br



Voltar ao index