PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

BISCUIT

Rosa Sirota e Ana Luísa Sirota*


Ao iniciarmos esta coluna sobre Bijouterias e Acessórios em Biscuit, queremos ensinar a produzir artesanalmente e com muita facilidade a massa (também chamada de Porcelana Fria). Recebeu o nome de Biscuit provavelmente devido à sua aparência com a massa de biscoitos, geralmente feitos com farinhas diversas, assim como o amido de milho. Seguindo as instruções, utilizando os utensílios corretos e as quantidades dos ingredientes indicados, obteremos cerca de 350 g de massa pronta. Precisamos ressaltar que todos os ingredientes (cola branca, amido de milho para uso industrial, vaselina líquida e o creme especial para Biscuit) são encontrados em lojas especializadas em artesanato, não podendo ser substituídos por outros encontrados em farmácias, supermercados ou perfumarias.


RECEITA DA MASSA DE BISCUIT

Ingredientes:
- 1 xícara de cola branca de PVA (rótulo azul)
- 1 xícara de amido de milho para uso industrial
- 1 colher (sopa) de vaselina líquida
- 2 colheres (sopa) de suco de limão coado
- 1 colher (sopa) de Creme para Biscuit (não gorduroso e sem silicone)

Utensílios:
- Recipiente refratário (vidro, Pirex)
- Xícara para medida
- Colher plástica ou espátula de madeira (que possa ser levada ao microondas)
- Espátula de plástico
- Mesa ou balcão de fórmica ou mármore


MODO DE FAZER:

No recipiente refratário, coloque a cola, o amido e a vaselina e misture bem.

Acrescente então o suco de limão, mexendo até obter um creme liso

Leve ao forno de microondas, potência máxima por 1 minuto e meio, desligando e abrindo para mexer a cada 30 segundos

Enquanto isso, unte a superfície onde a massa será colocada depois de pronta com a colher de creme.

Retire a massa do recipiente com a espátula (o ponto certo de cozimento da massa é quando ela estiver ressecada por cima e um pouco mole por baixo e raspe tudo com a colher.

Espere esfriar um pouco

Sove a massa

até soltar das mãos.

Raspe toda a superfície de trabalho com a espátula

recolhendo o resto do creme

Continue sovando vigorosamente por uns 5 minutos

até que fique completamente lisa e esbranquiçada, bastante elástica

Faça com ela um único rolo e coloque

sobre um pano limpo para acabar de esfriar e absorver todo o vapor.

Quando estiver completamente fria, embale-a em filme plástico.

* Guarde sempre a massa em recipiente com tampa, pois ela resseca com o passar dos dias. Não deve ser guardada no refrigerador.
* Para o tingimento: depois da massa completamente fria, sovar colocando o pigmento desejado até a cor ficar uniforme. Não coloque muita tinta, pois ao secar, a cor da peça escurece, sobe de 2 a 3 tons. Podem ser usadas tintas para tecido, tinta à óleo, pigmentos em pó (fluorescentes, fosforescentes e metálicos) e em gel ou gotas (corantes alimentícios). Cada porção de massa tingida deve ser envolvida em filme plástico separado, mantendo-as em recipiente sempre tampado.

DICAS IMPORTANTES PARA TRABALHAR COM A MASSA DE BISCUIT:
- Ao ser retirada da proteção do filme plástico, a massa começa a ressecar facilmente em contato com o ar. Portanto, corte com uma espátula a porção necessária da cor desejada, tenha ao seu lado um potinho plástico limpo e sem tampa que possa ser colocado sobre o restante da massa e protegê-la.
- Para a superfície onde a massa será trabalhada, sugerimos forrar com adesivo plástico de encapar livros ou até mesmo uma toalha americana plástica bem lisa, para a massa não grudar.
- As ferramentas e a cobertura plástica devem ser constantemente limpas para que resíduos da massa de uma cor não grudem em outra a ser posteriormente utilizada.
- Ao serem produzidas as peças, ou partes delas, devem ser colocadas sobre papelão, virando sempre de um lado para o outro, para que não fiquem tortas ou abauladas.
- Para realizar a colagem entre as peças de massa ou outras que serão incorporadas à massa, utilizar a mesma cola usada na fabricação da massa. Utilizar um tubo aplicador com o bico bem fininho, para que não seja despejada uma quantidade maior do que a desejada.

FERRAMENTAS E UTENSÍLIOS PARA TRABALHAR COM A MASSA
DE BISCUIT:

Desde a superfície plástica até as ferramentas produzidas especificamente para o Biscuit, todos poderão experimentar qualquer apetrecho que produza corte, relevo, demarcação ou furo na massa. Como podemos ver na foto, separamos um jogo de estecas, um jogo de carimbos marcadores, um rolo para abrir a massa sobre a superfície plástica, régua plástica mole (acetato), tesoura, espátula pequena, agulha de crochê, tampas de diversos tipos de canetas e produtos (como pasta de dente), canudos de pirulito e outros, palitos de dente, além de marcadores e cortadores metálicos e plásticos. No correr de nossas aulas, iremos especificando o que é interessante para a obtenção de cada resultado obtido com essa massa tão versátil e obediente.

E assim, à cada aula, dependendo de cada técnica ensinada, iremos adicionando dicas que achamos importantes para a obtenção de um produto limpo, fino e valorizavel.

Temos a certeza de que, se seguirem todas as orientações contidas em cada sugestão, conseguirão um resultado surpreendente! É necessário praticar, fazer várias peças da mesma técnica, para que as mesmas sejam incorporadas e os produtos apresentem cada vez mais qualidade e perfeição.
Mãos à obra! Comecem experimentando a fazer a massa e a lidar com ela.


*Rosa Sirota - trabalha com diversas técnicas de artesanato leve, atualmente dedicando-se às criações com massa de Biscuit.Ana Luísa Sirota de Azevedo - é formada em Educação Artística com habilitação em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP, atua como artista-educadora em escolas, centros culturais e museus, mantendo produção plástica com diversos materiais.
Mãe e filha, paulistanas, além de produzirem acessórios e itens de decoração variados em Biscuit, participam como colaboradoras de publicações de diversas editoras especializadas no setor (Faça e Venda – Editora Abril, Editora OnLine, Editora Sampa, Editora Minuano) e ministram oficinas nas unidades do SESC-SP.
Contato:
mini.arte@uol.com.br

>>> INDEX