PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br


AS JÓIAS DO PARÁ


Cidda Siqueira*




Realizei um trabalho de Consultoria em Design e Desenvolvimento de Coleções de Jóias no Pólo Joalheiro São José Liberto, em Belém (PA), que teve como objetivo dar subsídios teóricos e práticos a designers e produtores, visando a capacitação profissional e aprimoramento da produção de jóias da região.

Foram 2 semanas de trabalho intenso, em que fiz explanações teóricas abordando Conceitos e Estratégias de Design, Tendências de Jóias e História da Moda.

Na parte prática, analisamos em profundidade todas as etapas para o desenvolvimento de uma coleção, com atendimentos individuais e exercícios de visualização.

Estou particularmente impressionada com a capacidade de pesquisa do grupo, o conhecimento que eles possuem de seus referenciais iconográficos e o domínio de técnicas no uso dos materiais alternativos. O uso da cultura regional, suas lendas, mitos, ícones e belezas naturais como fonte de inspiração é super importante para que a jóia do Estado do Pará tenha uma identidade própria, apresentando em sua singularidade as riquezas da região.

As coleções desenvolvidas priorizaram a cultura local, valorizando os temas e materiais regionais. Porém, enfatizei a necessidade de uma linguagem mais contemporânea e linkada com a moda. Minha idéia é a de que podemos utilizar, assim como na fala, uma linguagem visual mais internacional sem, no entanto, perder o “sotaque”. O resultado encanta pela poesia, pela sensibilidade dos designers na busca de uma linguagem mais global, preservando sua identidade e as características da região.

pátio internoAs jóias desenvolvidas no curso estarão expostas na Feira que deverá acontecer no final do mês de Abril, no Pólo Joalheiro São José Liberto. Aliás, o Pólo é um local que vale a pena ser visitado. Localizado num antigo presídio, é um dos locais mais bonitos de Belém. Possui um belíssimo Museu das Gemas, duas Ilhas de Produção e a Casa do Artesão, com uma apresentação de altíssima qualidade do artesanato local.

O ex-pátio interno é um caso à parte, pois foi transformado num jardim decorado com cristais gigantes e canteiros de ametistas, capazes de energizar o planeta!

Fui recebida com muito carinho e competência profissional. Depois dessa ida à Belém, tornei-me fã incondicional de sua cultura, seus artistas e suas jóias.
Tenho certeza de que o Brasil terá nas Jóias do Pará mais um produto de sucesso!


*Cidda Siqueira é designer de jóias, formada em Moda pela Universidade Cândido Mendes (RJ), consultora de estilo do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos - IBGM e professora de História da Joalheria e Desenvolvimento de Coleções. ciddasiqueira@terra.com.br

<< Voltar para o índice de artigos