PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br



JOIA DE MONTAGEM
ESCOLHA DE MATERIAIS


*Karina Achôa



Quais os materiais utilizados na confecção de uma jóia?
Esta pergunta, vista assim de uma forma simples, invocará a resposta: metais nobres e pedras preciosas ou, o melhor, gemas.

Ao olhar com atenção a expressão da joalheria contemporânea, veremos que ela é bastante permissiva.

A jóia exclusiva e diferenciada pode estar assim classificada por conter mais a criação e o uso de pedras inusitadas em seu talho (lapidação), na matéria prima diferenciada, no diferencial do seu uso, do que o trabalho árduo do ourives.

A Jóia de Montagem resgatou e ampliou o uso de materiais menos convencionais.
O que mais vemos são Jóias de Montagem que permitem e facilitam a criação, incorporando rochas e minerais, libertando assim o designer da ditadura do uso exclusivo das gemas. São diferentes padrões de cores, estéticos e naturais, além de substancial redução nos custos, ampliando a possibilidade de escolha.

Como diz um grande amigo geólogo: "Pedra - formou, lixou, poliu, brilhou, tem cor e beleza - é usável em adornos e jóias".

Ao buscarmos na história, os egípcios já utilizavam cornalinas, jaspe (em sua gama de cores), lápis lazuli e outros minerais em formas cortadas e polidas. Usavam em pendentes e colares (peitorais), quase sempre compostos de peças múltiplas (entremeios) de metal nobre (ouro) utilizados repetidamente para formar e valorizar a criação central da jóia.

 

Na jóia de Tatiana Cardoso Araújo (XIII Premio IBGM - região Sudeste), encontramos o granito (aquele mesmo usado em revestimento de pisos e paredes) compondo com citrinos e ametistas um pingente.

 

 

O Granito Azul Macaúbas (o mais caro do mercado mundial em termos de revestimento e exclusivo de uma mina no Brasil) é cobiçado mundo afora e numa forma simples de pastilhas e esferas, empresta sua beleza às vezes fosca para ser composta em Jóias de Montagem. Tão belo que as jóias têm lugar de destaque num showroom exclusivo em Milão.

O resultado dessas incursões é a possibilidade da criação mais livre e rápida como pede o mercado atual.



* Karina Achôa é desenhista industrial, consultora de design e produção, joalheira e diretora de Criação da E-Fechos - Entremeios e Artesanato Mineral.
info@entremeiosefechos.com.br

<< INDEX