PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br



PROJETO DE FELICIDADE


*Karina Achôa


Durante o 2º Encontro do Design & Natureza na Casa Cor (promovido pelo Brasil Faz Design em São Paulo como parte da preparação da Exposição no D&D Shopping, programada para setembro próximo) e diante do tema “Sustentabilidade”, discutíamos o PIB, o IDH como valores de referência de desenvolvimento sustentável. Foi então que a designer Fabíola Bergamo lembrou-nos de outro item importante, quase sempre relegado a segundo plano: o FIB, Felicidade Interna Bruta.

Para quem não conhece vale visitar o site www.felicidadeinternabruta.com.br e fazer o teste para avaliar o seu próprio índice FIB.

Muitos devem estar se perguntando o que isso tem a ver com Joalheria de Montagem, ou o que eu estou tentando dizer. Vamos lá!

A Joalheria de Montagem foi uma opção na minha vida profissional. Aprendi, ainda adolescente, as técnicas da  joalheria tradicional. Iniciei minha carreiral em uma pequena indústria de jóias, trabalhei na grande indústria e, hoje, realizo consultoria em outras tantas - me formei em desenho industrial.

Uso tudo isso para fazer joalheria manual em escala de produção, ou seja, posso criar à vontade e produzir de forma planejada para obter melhores resultados. Tanto na padronização, em custo-benefício ou, ainda mais, para ofertar a outros designers e criadores fechos e acabamentos feitos à mão e que se integrem totalmente ao que produzem, trazendo a possibilidade de ampliar seu trabalho sem interferir na qualidade de suas criações.

Desenvolvi o Artesanato Mineral e o utilizo na Joalheria de Montagem, distanciando-o de "trabalho manual", porém valorizando o artesanato que, além de valores culturais, inclui os sociais e empresariais que garantem o sucesso do aprendizado e ainda aumentam muito meu FIB.

Muitas vezes sou questionada por  não utilizar métodos de produção industriais como fundição, estamparia e outros. Sempre respondo: é porque acredito no que faço! Tenho encontrado designers e empresas que buscam justamente este trabalho artesanal e criativo como diferencial de seus produtos. Vejam exemplos do que digo:

Fios de rubi indianos, mínimos e multifacetados, são exemplos claros da Joalheria de Montagem. Todo o design da pulseira é criado pela seleção de cores, que dão forma à pulseira, aproveitando a variedade de tonalidades. Separadores e fecho trava em ouro amarelo sustentam os fios para mantê-los na sua forma.

Uma pequena quantidade destes mesmos rubis, utilizados com um fecho de brinco pino, canutilhos curtos e um único canutilho longo - usado de forma fora do convencional (horizontal e com furos ao longo do seu comprimento) permitem prender fios que, pendurados, conferem movimento à joia.

Simples e interessante, não é mesmo?


* Karina Achôa é desenhista industrial, consultora de design e produção, joalheira e diretora de Criação da E-Fechos - Entremeios e Artesanato Mineral.
criacao@entremeiosefechos.com.br

<< INDEX